PROJETO MARCAS DO PASSADO
O projeto foi desenvolvido no Colégio Municipal Honorino Coutinho, uma escola na região rural do município de Araruama, outrora ocupada pelos Índios Tupinambás. Trata-se de um local especialmente ligado ao trabalho arqueológico, por ser um Sítio Cerãmico.
As características da escola favorecem a inclusão de atividades diversificadas que levem os alunos ao resgate da sua memória cultural, bem como a uma maior reflexão sobre a importância da Arqueologia.
O trabalho foi realizado com 3 turmas de 5ª série. Inicialmente foi aplicado um pré-teste, para avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre Arqueologia, sobre o trabalho de um Arqueólogo, e sobre o Sítio existente na escola.
Através de práticas educativas diversas, como filmes, slides, livros paradidáticos, pesquisas e atividades práticas foram passadas noções básicas ligadas ao tema. Ao final do projeto o foi novamente eaplicado um pós-teste. Todos os dados recolhidos, foram analisado e colocados gráficos, para dar maior visibilidade aos resultados obtidos como o trabalho desenvolvido.
O projeto teve duração aproximada de 4 meses e foi aprentado na forma de painel no XII Congresso Brasileiro de Arqueologia, realizado na cidade de São Paulo entre os dias 21 e 23 de setemro do ano de 2003.